O poder do 5S


O 5S é uma metodologia desenvolvida no Japão na década de 50, considerada o ponto de partida e um requisito básico para se pensar em controle da qualidade, uma vez que proporciona inúmeros benefícios.

Ele foi desenvolvido com o objetivo de gerar um aumento de produtividade, através de um ambiente de trabalho mais agradável e adequado às atividades ali realizadas. Trata-se de 5 palavras em japonês (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) que no português foram traduzidos como sensos de utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina.

Podemos dizer que o Escritor irlandês George B. Shaw, não teve nada a ver com a criação do 5S, mas através de uma frase captou com exatidão a essência do programa: “É impossível haver progresso sem mudança e quem não consegue mudar a si mesmo, não muda coisa alguma”.

Esta frase reforça a ideia de que o programa tem forte base comportamental, ou seja, pouco adianta ter conhecimento de técnicas sofisticadas sem que haja uma mobilização de pessoal e disciplina para poder aplicá-las.

Há quem diga que esse tempo dedicado a aplicação do 5S é perdido e poderia estar produzindo. Mas esse é um raciocínio imediatista, pois sua produção  após o 5S será bem maior, consumindo muito menos tempo.    O Programa 5S é a premissa para alcançar a qualidade.

Hoje já se consegue descobrir empresas prestando consultoria em metodologia 8S e já tem também o 9S, que na verdade são um conjunto de conceitos quem vem pra complementar e orientar as pessoas para aplicarem 5S em qualquer lugar.

A origem do 5S é um pouco nebulosa, contam as más línguas que o 5S começou de fato em um movimento das donas de casa no Japão, no sentido de se conseguir mais união nos lares, através de tarefas compartilhadas entre esposas, filhos, marido…  e isto foi batizado como House keeping.

Outra vertente da origem, é atribuída ao Engenheiro Kaoru Ishikawa (aquele mesmo do diagrama de Ishikawa, ou diagrama de causa e efeito ou também Diagrama espinha de peixe) que aliás tudo que foi feito no Japão com relação a melhorias na produção, gestão da qualidade, é associado ao Eng. Ishikawa. É bem possível que se inventarem um método hoje no Japão, alguém  ainda arruma um jeito de associar a autoria a ele (mesmo falecido no final década de 80). O mais interessante é que não há em seus livros uma citação do 5S.

Como citado anteriormente, o 5S surgiu por volta de 1950, logo após a 2ª Guerra Mundial, com a necessidade de combater a sujeira das fábricas e a desorganização estrutural sofrida pelo Japão. Bom, independente de quem criou isso ou aquilo, a verdade é que em um contexto histórico o Japão passou por grandes dificuldades,  passou pela guerra, foi destruído, estava sem recursos e com  sua população em pânico e precisava ser reerguer… e de que forma ele deveria fazer isto?

Da forma mais rápida possível.. claro! e foi mesmo com suporte de uma grande filosofia que tiveram o diferencial para isto. O Japão é conhecido mundialmente por sua disciplina e esta foi a base para eles conseguirem se dar bem.

Abaixo coloquei uma apresentação que montei para um trabalho acadêmico, onde consegue se fazer uma síntese deste programa explicando cada S e apontando os grandes benefícios.
View more presentations from Filipe Fuscaldi
REFERÊNCIAS:
Apresentação em PDF bem legal:
Housekeeping
Site que referencia a origem do 5S
Origem do 5S
Blog que analisa aplicações do 5S
Aplicando o 5S
Site com informações relevantes sobre 5S
O que é o 5S?
Apostila sobre o Programa 5S
Apostila 5S
About these ads

Tags: , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.049 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: